Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral



O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor , evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura. Criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. 

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais, sejam estas literárias, artísticas ou científicas. 

Esta data, 23 de Abril foi escolhida porque no ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespearee e Garcilaso de la Vega.



Miguel de Cervantes foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano de meados do século XVI ,ficou conhecido pelo seu trabalho magnífico no romance Dom Quixote. Esta história se universaliza e se eterniza, torna-se fonte inesgotável de inspiração para outros artistas, até mesmo das artes visuais, como Pablo Picasso e Salvador Dalí e Portinari.
Cervantes deixou ainda, entre outros trabalhos, as Novelas exemplares (1612), uma coleção de contos que por si só já lhe daria direito a ocupar lugar de destaque nas letras; Viagem ao Parnaso (1614), revista dos poetas do tempo; Persiles e Sigismunda (1617), romance cheio de excentricidades, e diversas comédias, entre as quais se destacam: O labirinto de amor, O valente espanhol e O juiz dos divórcios.
 Consagrado como o precursor do realismo espanhol, no dia 23 de abril de 1616, em Madri, morre Cervantes, mesma data em que, coincidentemente, também morria William Shakespeare.



William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.

Suas produções mais célebres e consagradas foram geradas entre 1590 e 1613. Inicialmente ele se dedicava a criar comédias e dramas históricos, com intenso requinte. Depois ele passou a se dedicar especialmente ao estilo trágico, até 1608. Surgem então os clássicos Hamlet, Rei Lear e Macbeth. 

O auge da fama de Shakespeare foi conquistado a partir do século XIX, principalmente entre os românticos, profundamente inspirados pela obra shakespeariana.

Algumas de suas obras: A Megera Domada; A Tempestade; Antonio e Cleópatra; As Alegres Matronas De Windsor;Romeu e Julieta entre outros.


Garcilaso de la Vega, um dos maiores expoentes do Século de Ouro espanhol. Supõe-se que todas as obras desse grande poeta, que inclui quarenta sonetos sete canções castelhano, foi escrito entre 1526 e 1535. Quase uma década depois de sua morte, seus escritos foram publicados pela primeira, no livro intitulado "As obras de Boscan com alguns dos Garcilaso de la Vega".

XI 
Ninfas belas, escondido no rio, 
feliz que você habitar nas tendas 
feito de pedras brilhantes 
e realizada em colunas de vidro; 

Agora vos styling embebecidas, 
ou tecendo tecidos delicados; 
Agora outro distante, 
dizendo-lhe os amores e vidas; 

vamos trabalhar por um tempo, elevando 
suas cabeças loiras para mim, 
e vós não ficar amplamente por ando; 

que ou pena esquentar ouvir, 
ou convertido em água aqui chorando, 
você pode espaço além de conforto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Helena de Troia

São Francisco de Assis para crianças!

O que é Literatura Gótica?