Tempo de comemorar !

É festa!!!!! 
E com alegria hoje comemoramos o dia  Nacional do Livro Infantil.

José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, formado em Direito, Promotor Público, fazendeiro, editor de livros inéditos e autor de importantes traduções... Nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Faleceu em São Paulo, em 04 de julho de 1948.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado", lançado no natal de 1920, com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, com sucesso garantido, daí nasceram outros episódios. Com personagens como: Dona Benta - Avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Picapau Amarelo. Tia Nastácia - Cozinheira de mão cheia. Narizinho - Menina doce, carinhosa e inteligente. Seu nome completo é Lúcia Encerrabodes de Oliveira. Pedrinho - Vive na cidade, é corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio. Seu nome completo é Pedro Encerrabodes de Oliveira. Visconde de Sabugosa - Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos. Emília - Boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo ideias maravilhosas. É crítica, tagarela e mandona, com um gênio pra lá de forte que causa as maiores confusões. Nasceu muda, mas tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até agora.
Outros personagens como: o saci pererê, cuca, Príncipe Escamado, anjinho, Dona Carochinha , Rabicó, Tio Barnabé e tantos outros, fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.



Os livros de Monteiro Lobato possuem uma continuidade episódica e devem ser lidos na seguinte ordem:

01 - Reinações de Narizinho 02 - Viagem ao Céu 03 - O Saci 04 - As Caçadas de Pedrinho 05 - Hans Staden 06 - História do Mundo para Crianças 07 - Peter Pan 08 - Emília no País da Gramática 09 - Aritmética da Emília 10 - Geografia de Dona Benta 11 - História das Invenções 12 - D. Quixote das Crianças 13 - Memórias da Emília 14 - O Poço do Visconde 15 - Serões de Dona Benta 16 - Histórias de Tia Nastácia 17 - O Picapau Amarelo 18 - O Minotauro 19 - A Chave do Tamanho 20 - A Reforma da Natureza 21 - O Espanto das Gentes- Fabulas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Francisco de Assis para crianças!

Helena de Troia

Terra Seca