# 5 - Presente Literário





                                                               Tirso Molina

Pseudônimo de Fray Gabriel Téllez, nasceu em Madrid em 24/03/1579 - faleceu em Almazán em 12/03/1648 . Religioso espanhol que se destacou como dramaturgo, poeta e narrador do Barroco.

Tirso foi o primeiro autor a dar profundidade psicológica aos personagens femininos, que se tornaram protagonistas das suas obras.
 
Sua dramaturgia abrange principalmente a comédia, como Don Gil das culatras verdes e obras hagiográficas como a trilogia de O Santa Juana ou Senhora com um olival.

Ficou famoso pela criação de Don Juan, um personagem arquetípico da literatura espanhola e que detém uma ampla descendência literária no continente europeu. 

As lendas diziam que Don Ruan seduzira, estripara ou matara uma jovem moça de família nobre da Espanha, e também assassinara seu pai. Depois, tendo encontrado num cemitério uma estátua deste, jocosamente a convidara para um jantar, convite este aceito alegremente pela estátua. O fantasma do pai ali também chegara. As visões acerca da lenda variam de acordo com as opiniões sobre o caráter de Don Juan, apresentado dentro de duas perspectivas básicas. De acordo com uns, era um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo. Outros, porém, pretendem que ele efetivamente amava as mulheres que conquistava, e que era verdadeiramente capaz de encontrar a beleza interior da mulher.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique onde está e então corra #8/200

Os Románov #3

Adélia Prado