terça-feira, 5 de julho de 2016

Projeto Irmãs Bronte 1ª parte

(1816- 1855) escritora e poetisa inglesa
Olá caros viajantes literários!

Hoje inicia-se o Projeto Irmãs Bronte, idealizado pela nossa querida Ale Dossena. Viajaremos pelo mundo da família Bronte 
Iniciamos com a leitura dos  20 primeiros capítulos do livro Jane Eyre, escrito por Charlotte Bronte-(1847).
Jane Eyre que nos conduz a essa viagem, ela nos relata sua história. Órfã de pai e mãe, a pobre menina sofreu nas mãos de sua tia (Sra.Reed) e seus primos . Sua tia fez de tudo e a mandou para  Instituição de Lowood, da qual  sofreu e aprendeu muito, principalmente conheceu a amizade. Helen Burns foi sua melhor amiga e colocava "freios" em Jane. Momentos lindos e dolorosos passaram essas garotas.
 "- Sobre o que é? - Continuei. Não sei como encontrei coragem para travar assim uma conversa com uma estranha. Era algo contrário a meus hábitos e minha natureza. Mas acho que ela estar com um livro foi algo que me despertou simpatia, porque eu também adorava ler, ..."

Quando Jane Eyre fez 18 anos, já professora, seu coração estava além dos muros daquela que era sua única certeza a Instituição Lowood.
Ousada desde pequena se torna uma jovem determinada e questionadora, Jane coloca um anuncio no jornal, para ser preceptora, e consegue o tão sonhado emprego. 
Em Thornfield Hall, a Sra Fairfax  governanta, a recebe com grande carinho, Eyre vê que nem tudo é o que parece naquela linda, mas misteriosa mansão.

Filme Jane Eyre 2011
 "Ninguém sabe quantas rebeliões, além de caráter político, fermentam no peito das pessoas. Espera-se das mulheres que sejam calmas. Mas elas são como os homens. Precisam exercitar suas faculdades, necessitam de um campo para expandir seus esforços, ..."
Jane será a preceptora da esperta Adele Varens, uma garotinha francesa  e obcecada com sua toilette e quer viver de glamour.
 
O Sr. Rochester, é o senhorio , um homem  sombrio e desagradável , é tão misterioso quanto sua mansão, mas tem lá seu charme. 
Seu passado o condena! E qual  seria o papel de Céline Varens na vida deste senhor?
Filme Jane Eyre 2011
Que terrível segredo é guardado. naquele quarto, que só Grace Poole pode entrar?
Muitos mistérios, acidentes, segredos, grandes revelações e muito amor está por vir. 
Um livro delicioso de ler, mas a meta era até o capitulo 20 e deixar aqui as primeiras impressões.

Charlotte usa seus personagens não tanto para mostrar a postura da sociedade da época, mas sim, seus profundos sentimentos. Ela trabalha bem o psicológico e a trama é repleta de suspense , sobrenatural, questionamentos religiosos ,rico de detalhes, diálogos e  personagens bem construidos.
Jane Eyre filme 2011
Muitos invernos vão passar e muitos segredos estão para ser revelados, até sabermos o que acontecerá com nossa adorável Jane Eyre.
Até breve! 

Leia a 2ª parte aqui
 

Um comentário:

  1. Niceeeeee!!!! Que livro!!!! Eu acabei de postar a última parte lá no you tube. Se você estiver sem tempo, veja ao menos o final depois dos 21 minutos, até me emocionei...rsrsrs. Foi o vídeo mais gostoso que fiz até agora, foi bom demais falar de Jane Eyre. É um livro para a vida! Obrigada por participar comigo, estou curiosa para saber o que achou do restante!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir